Home > Cardio e Diabetes
Índice de Cardio e Diabetes
-
O estudo investigou o quanto viver sozinho e solidão (1) estão associados com maus resultados relatados pelo paciente na alta hospitalar e (2) podem predizer eventos cardíacos e mortalidade após um ano da alta hospitalar.
-
Esse estudo de coorte retrospectiva comparou a mortalidade por doença neurológica degenerativa entre 7.676 ex-jogadores profissionais escoceses e 23.028 controles da população geral, que foram pareados por sexo, idade e condição socioeconômica.
-
Em estudo prospectivo, multicêntrico e controlado, 19.084 pacientes hipertensos (10.614 homes e 8.470 mulheres), com média de idade 60,5 anos foram designados para ingerir em dose única diária todos os medicamentos em uso, à noite ao deitar (n=9.552) ou pela manhã ao acordar (n=9.532).
-
Em estudo observacional retrospectivo, foram incluídos 1.827 pacientes portadores de hipertensão arterial essencial, avaliados pela MAPA de 24 horas.
-
O estudo investigou o valor prognóstico incremental da morfologia da placa aterosclerótica, adicional ao risco clínico e à estenose coronária.
-
Os autores avaliaram a associação entre mudanças de hábito de vida e perda de peso, durante o ano do diagnóstico de DM2 e os 4 anos subsequentes, e a possibilidade de remissão do DM2 após 5 anos de seguimento.
-
Os autores realizaram uma meta-análise, de modelo randômico, dos mais relevantes estudos observacionais, publicados entre 2000 e 2018, com o objetivo de quantificar a magnitude da associação entre a terapia com estatinas e o risco de demência.
-
Esse estudo relata o seguimento de 20 anos de terapia com estatinas em 214 crianças com hipercolesterolemia familiar (HF), geneticamente confirmada em 98% delas, que haviam participado previamente de um estudo placebo-controlado avaliando eficácia e a segurança de pravastatina.
-
A doença microvascular subcortical representada, à ressonância magnética, pela hiperintensidade de imagem da substancia branca cerebral, está associada com declínio funcional em pessoas idosas com hipertensão arterial.
-
Dados conflitantes sugerem que estatinas atuariam quimio-preventivamente contra o câncer de próstata. O quanto essa associação entre o uso de estatinas e o câncer da próstata se relaciona com o escore de risco (Gleason), tempo e dose-resposta não estão bem estabelecidos.
ÚLTIMOS UPDATES
VÍDEOS RECENTES

Ainda há espaço para os betabloqueadores no tratamento da IC?

Os novos tratamentos da insuficiência cardíaca

Assista à reprise da LIVE com os highlights do AHA 2020

Assista à reprise da LIVE sobre os direitos do paciente com Alzheimer

NEUCON 2019 - Sessão de debate - Controvérsias Dra. Silvia Kochen e Dr. Carlos Guerreiro
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.