Home > Saúde mental > Epilepsia

Índice de Epilepsia

  • Os autores avaliaram a qualidade de vida em pacientes com epilepsia generalizada idiopática, comparando pacientes recém-diagnosticados e tratados com valproato de sódio aos que já utilizavam o medicamento há mais de um ano e a controles normais.

    Referência: Petersen B et al. Quality of life in patients with idiopathic generalized epilepsy. Journal Epilepsy. 2024; DOI: 10.1016/S0896-6974(98)00035-8.

  • Esse material discute a classificação das crises epilépticas de 2017 e seus impactos no diagnóstico e tratamento, destacando avanços e desafios na prática clínica.

  • Os autores avaliaram a eficácia e a segurança da cirurgia para epilepsia em adultos acima de 50 anos com epilepsia refratária a medicamentos.

    Referência: O'Neal et al. Epilepsy surgery in adults older than 50 years: A systematic review and meta-analysis. Epilepsia. 2024; DOI: 10.1111/epi.17972.

  • Os autores investigaram as tendências na escolha, troca e suspensão de anticonvulsivantes em pacientes com epilepsia recém-diagnosticada, analisando dados demográficos e comorbidades.

    Referência: Bolin K et al. Trends in Antiseizure Medication Initiation, Switch, or Termination in Patients With Newly Diagnosed Epilepsy: A Nationwide Study. Neurology. 2024; DOI: 10.3389/fpsyt.2024.1397813.

  • Os autores investigaram o desempenho cognitivo em pacientes com convulsões funcionais comparados a pacientes com crises epiléticas e controles saudáveis por meio de meta-análise.

    Referência: Van Patten R et al. Cognitive performance in functional seizures compared with epilepsy and healthy controls: a systematic review and metanalysis. Lancet Psyquiatry. 2024; DOI: 10.1016/S2215-0366(24)00132-9.

  • Leps ER - Divalproato de sódio. Três indicações e diversos benefícios.

  • Assista aos principais estudos apresentados no congresso da AES 2023. Acompanhe uma extensa abordagem dos medicamentos anticrise, elencando os principais deles e, ao longo da apresentação, suas principais aplicações, características gerais e cenários de eficácia.

  • O tratamento das epilepsias visa ao controle total de crises e à melhora da qualidade de vida, com menor índice de eventos adversos possíveis dos fármacos anticrise (FACs).

  • Cerca de 50% das crianças com epilepsia vão se tornar adultos com epilepsia, um transtorno que pode perdurar pela vida inteira. Isso ocorre durante a adolescência, fase importante para o desenvolvimento físico e psicológico.

  • A epilepsia é uma doença neurológica comum, com prevalência semelhante em homens e mulheres, de aproximadamente 6,38 casos/1000 pessoas. Apesar desse acometimento similar, a dinâmica das alterações hormonais ao longo da vida da mulher.

SEÇÕES DO PORTAL

  • Saúde mental
    Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
  • Cardio e Diabetes
    Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
  • Farmacêuticos
    Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.