Home > Saúde mental > TDAH
Índice de TDAH
-
Os autores investigaram, em amostra comunitária de estudantes, a relação entre TDAH e fatores de risco à saúde, considerando sintomas e uso de medicação.
Katz SM et al. Health Risk Factors and ADHD: New Findings From the Community-Based Replication Project to Learn About Youth-Mental Health (Re-PLAY-MH). Journal of Attention Disorders. 2025; DOI: 10.1177/10870547251339275.
-
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica de início na infância, caracteriza da por sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Tradicionalmente associado a crianças e adultos jovens, o TDAH em idosos tem recebido atenção.
-
Os autores investigaram a mortalidade por todas as causas e por causas específicas em indivíduos com TDAH, avaliando o impacto de comorbidades psiquiátricas associadas.
-
Autores investigaram a relação entre inquietude interna, motivos para beber e efeitos do álcool em 291 universitários que responderam a questionário online sobre TDAH e consumo.
Referência: Sherman AL et al. The Association Between Internal Restlessness, Drinking Motives, and Alcohol Use Outcomes in College Students. Journal of Attention Disorders. 2025; DOI: 10.1177/10870547251330038.
-
Os autores investigaram a prevalência de TDAH, o uso de medicamentos e seus impactos em desfechos de saúde entre adultos autistas inscritos no Medicaid nos EUA entre 2008 e 2019.
Referência: Yerys BE et al. Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Medicaid-Enrolled Autistic Adults. JAMA Network. 2025; DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.53402.
-
Nas últimas décadas, as pesquisas têm evidenciado uma associação significativa entre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e os distúrbios do sono, o que resulta em um círculo vicioso que não apenas exacerba os sintomas do transtorno.
-
Os autores investigaram, por meio de revisão sistemática e meta-análise, os efeitos do TDAH e do uso de medicações sobre o risco de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes.
Referência: Zhang Y et al. Effects of ADHD and ADHD medications on depression and anxiety in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Journal Psychiatry Research. 2025; DOI: 10.1016/j.jpsychires.2024.12.022.
-
Os autores investigaram sintomas de TDAH não diagnosticado e sua associação com qualidade de vida e sintomas depressivos em mais de 50 mil adultos saudáveis, estratificando por sexo.
Referência: Hald A et al. Impaired health-related quality of life, and depressive symptoms in a cohort of healthy adults with symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder. European Psychiatry. 2025; DOI: 10.1192/j.eurpsy.2025.30.
-
Os autores investigaram se o uso de estimulantes em jovens com TDAH causa experiências psicóticas, utilizando dados do ABCD Study e análise estatística de estimativa causal robusta.
Referência: O'Hare K et al. Stimulant Medication Use and Risk of Psychotic Experiences. Pediatrics. 2025; DOI: 10.1542/peds.2024-069142.
-
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é heterogêneo e seus sintomas variam entre indivíduos. Além de haver essa variabilidade individual, o curso dos sintomas desse transtorno e os prejuízos que ele traz flutuam ao longo do tempo.
ÚLTIMOS UPDATES
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
VÍDEOS RECENTES

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias com crianças com epilepsia e o papel da educação%>

Simpósio ABE 2024 - A conexão entre epilepsia e saúde mental%>

Simpósio ABE 2024 - Luta por melhores condições de atendimento para pessoas com epilepsia%>

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias de crianças com epilepsias raras%>

Simpósio ABE 2024 - Políticas públicas de saúde%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.