Home > Saúde mental > TDAH
Índice de TDAH
-
Os autores investigaram a influência do gênero na associação entre dor e diagnósticos psiquiátricos, bem como a relação específica entre dor e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Referência: Lundqvist S et al. The association between pain and psychiatric conditions in adolescents: The impact of gender and ADHD diagnosis. European Journal Psychiatry. 2024; DOI: 10.1016/j.ejpsy.2023.100228.
-
Estudo observacional retrospectivo, utilizando dados de base populacional de nove países, com 1.229.972 indivíduos, determinou as taxas de interrupção do tratamento da TDAH ao longo da vida.
Referência: Brikell I et al. ADHD medication discontinuation and persistence across the lifespan: a retrospective observational study using population-based databases. Lancet Psychiatry. 2023; DOI: 10.1016/S2215-0366(23)00332-2.
-
Estudo caso-controle incluiu suecos com idades entre 6 e 64 anos, diagnosticados com TDAH e que foram pareados por idade, sexo e período de inclusão.
Referência: Zhang L et al. Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Medications and Long-Term Risk of Cardiovascular Diseases. JAMA Psychiatry. 2023; DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2023.4294.
-
Os autores investigaram as associações causais diretas e indiretas entre TDAH e sete transtornos mentais comuns.
Referência: Meisinger C et al. Understanding the causal relationships of attention-deficit/hyperactivity disorder with mental disorders and suicide attempt: a network Mendelian randomisation study. BMJ Mental Health. 2023; DOI: 10.1136/bmjment-2022-300642.
-
Os autores determinaram as taxas de frequência e os preditores de seis comportamentos on-line problemáticos, em uma amostra australiana. Participaram 1.626 indivíduos.
Referência: Starcevic V et al. Problematic online behaviors and psychopathology in Australia. Psychiatry Research. 2023; DOI: 10.1016/j.psychres.2023.115405.
-
Os autores investigaram as associações entre o uso de medicações para TDAH e o risco da doença cardiovascular em 3.931.532 indivíduos.
-
Os autores examinaram se os sintomas de insônia estão associados ao TDAH e disfunção cognitiva em crianças entre 6 e 12 anos.
-
Os autores avaliaram o risco de enxaqueca em crianças, adolescentes e adultos jovens com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e suas associações com os medicamentos para TDAH.
-
Os autores examinaram até que ponto o TDAH estaria ligado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer e de qualquer demência, e de doenças neurodegenerativas ao longo de gerações familiares.
-
Os autores analisaram as diferenças relacionadas à gravidade clínica do TDAH, comorbidades médicas e psiquiátricas, terapia psicofarmacológica e qualidade de vida.
ÚLTIMOS UPDATES
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
VÍDEOS RECENTES

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias com crianças com epilepsia e o papel da educação%>

Simpósio ABE 2024 - A conexão entre epilepsia e saúde mental%>

Simpósio ABE 2024 - Luta por melhores condições de atendimento para pessoas com epilepsia%>

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias de crianças com epilepsias raras%>

Simpósio ABE 2024 - Políticas públicas de saúde%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.