Home > Saúde mental > Depressão

Índice de Depressão

  • Os autores analisaram a mortalidade por causas específicas em pacientes com transtorno depressivo maior resistente ao tratamento, comparando com aqueles não resistentes e identificando causas de maior risco.

    Referência: Gustafsson TT et al. Cause-specific mortality in treatment-resistant major depression: Population-based cohort study. Journal Affective Disorders. 2024; DOI: 10.1016/j.jad.2024.09.064.

  • Os autores investigaram a associação entre status socioeconômico, atividades sociais e solidão com a depressão em adultos acima de 50 anos, utilizando dados de coortes internacionais.

    Referência: Wang Y et al. The associations of socioeconomic status, social activities, and loneliness with depressive symptoms in adults aged 50 years and older across 24 countries: findings from five prospective cohort studies. Lancet Healthy Longevity. 2024; Volume 5 Issue 9 100618.

  • A saúde mental das mulheres envolve aspectos específicos ao longo do período fértil, com aspectos biológicos, sociais e psicológicos influenciando o bem-estar mental.

  • No terceiro e quarto dias de ECNP, foi abordada a eficácia dos inibidores seletivos de serotonina no tratamento da depressão e transtorno disfórico pré-menstrual, explorando os desafios no manejo de transtornos psiquiátricos e emocionais.

  • Neste segundo dia de evento, foi abordada a depressão resistente, o transtorno por uso de álcool e as intervenções perinatais, com foco em neurobiologia, novas terapias e uma nomenclatura psiquiátrica mais precisa.

  • Neste primeiro dia de evento, o ECNP destacou avanços em neurociências com foco em embotamento emocional, depressão em idosos e novas abordagens digitais, como realidade virtual, para tratar transtornos mentais complexos.

  • Os autores investigaram o papel mediador do apoio social e da resiliência entre a solidão e a depressão em idosos, com base em uma meta-análise envolvendo mais de 40 mil participantes.

    Referência: Wen Z, et al. Mediating effect of social support and resilience between loneliness and depression in older adults: A systematic review and meta-analytic structural equation modeling. Journal Affective Disorders. 2024; DOI: 10.1016/j.jad.2024.08.062.

  • Os autores investigaram a relação causal entre características individuais do sono e o risco de transtorno depressivo maior, usando uma análise de randomização Mendeliana baseada em dados genéticos.

    Referência: Qiu-Qiang Z, et al. Mendelian randomization of individual sleep traits associated with major depressive disorder. Journal Affective Disorders. 2024; DOI: 10.1016/j.jad.2024.08.068.

  • O sintoma inicial da doença de Alzheimer é caracterizado pela perda progressiva da memória recente. Conforme a doença evolui, outras alterações ocorrem na cognição, entre elas as defi ciências de linguagem e nas funções visuoespaciais.

  • O transtorno depressivo maior (TDM) está associado a déficits cognitivos significativos durante os estágios agudos e de remissão. É o que mostra uma recente revisão sistemática e metanálise que examinou a evolução da função cognitiva.

SEÇÕES DO PORTAL

  • Saúde mental
    Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
  • Cardio e Diabetes
    Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
  • Farmacêuticos
    Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.