Home > Saúde mental > TDAH

Torrent Pharma - Presença Global

Índice de TDAH

  • Os autores analisaram a eficácia de intervenções farmacológicas e não farmacológicas para TDAH em adultos, avaliando mudanças nos sintomas e adesão às terapias em estudos clínicos randomizados.

    Referência: Ostinelli EG et al. Comparative efficacy and acceptability of pharmacological, psychological, and neurostimulatory interventions for ADHD in adults: a systematic review and component network meta-analysis. Lancet Psychiatry. 2025; DOI: 10.1016/S2215-0366(24)00360-2.

  • Os autores investigaram os fatores de risco e as taxas de transição para o transtorno bipolar a partir de diagnósticos como transtorno depressivo maior, ansiedade e TDAH, durante dez anos de acompanhamento.

    Referência: Li K et al. Who transitions to bipolar disorder? A comparison of major depressive disorder, anxiety, and ADHD. Journal Affective Disorders. 2025; DOI: 10.1016/j.jad.2024.11.032.

  • O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta indivíduos em diversas faixas etárias, e uma abordagem terapêutica adaptada às necessidades específicas de cada grupo pode melhorar o resultado e a adesão ao tratamento.

  • Os autores investigaram a prevalência de TDAH em adolescentes e adultos candidatos à cirurgia bariátrica, avaliando taxas em comparação com a população geral, por meio de revisão sistemática e meta-análise.

    Referência: Caci H et al. Attention-deficit/hyperactivity disorder in adolescent and adult candidates for metabolic and bariatric surgery: A systematic review and meta-analysis. Obesity Reviews. 2024; DOI: 10.1111/obr.13802.

  • O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma das condições do neurodesenvolvimento mais comuns na infância, com prevalência de 7,6% em crianças em idade escolar e 5,6% em adolescentes.

  • Explore conosco o diagnóstico e tratamento do TDAH, entendendo o impacto do transtorno, a importância do diagnóstico precoce, novos medicamentos e desafios para pacientes e profissionais no Brasil.

  • O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  • Neste artigo, os autores investigaram as correlações estruturais cerebrais mais robustas e replicáveis em jovens com transtornos de conduta, analisando dados de 15 coortes internacionais.

    Referência: Gao Y et al. Cortical structure and subcortical volumes in conduct disorder: a coordinated analysis of 15 international cohorts from the ENIGMA-Antisocial Behavior Working Group. Lancet Psychiatry. 2024; DOI: 10.1016/S2215-0366(24)00187-1.

  • O TDAH pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, complexo e heterogêneo, marcado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  • Participaram 1.244.516 filhos de famílias intactas, onde os autores buscaram esclarecer a responsabilidade familiar relacionada ao transtorno do uso de álcool, examinando a transmissão pais-filhos em uma grande amostra populacional da Suécia.

    Referência: Kendler KS et al. Pattern of Risks for Psychiatric and Substance Use Disorders in the Offspring of Parents With Alcohol Use Disorder. American Journal Psychiatry. 2024; DOI: 10.1176/appi.ajp.20230376.

SEÇÕES DO PORTAL

  • Saúde mental
    Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
  • Cardio e Diabetes
    Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
  • Farmacêuticos
    Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.