Home > Saúde mental > Epilepsia

Torrent Pharma - Presença Global

Índice de Epilepsia

  • Os autores compararam levetiracetam e carbamazepina como monoterapias para epilepsia focal infantil, avaliando a ausência de convulsões e eventos adversos em crianças em quatro estudos clínicos.

    Referência: Martins JMB et al. Levetiracetam versus carbamazepine monotherapy in the management of pediatric focal epilepsy: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. European Journal Pediatrics. 2024; DOI: 10.1007/s00431-024-05768-0.

  • Os autores investigaram o estigma e as atitudes entre familiares de pacientes com epilepsia, analisando fatores associados, como escolaridade e ocultação da doença, em 173 participantes de um estudo descritivo.

    Referência: Erkal E et al. Determination of stigma and attitude in relatives of patients with epilepsy. Seizure. 2024; DOI: 10.1016/j.seizure.2024.07.022.

  • Os autores avaliaram a associação entre o uso de antiepiléticos e o desenvolvimento de resistência à insulina, investigando possíveis alterações metabólicas em pacientes tratados com valproato e levetiracetam.

    Referência: Sarangi SC et al. Is there any concern of insulin resistance and metabolic dysfunctions with antiseizure medications? A prospective comparative study of valproate vs. levetiracetam. Seizure. 2024; DOI: 10.1016/j.seizure.2024.08.003.

  • Os autores investigaram a associação entre o uso de antiepiléticos durante a gestação e desfechos obstétricos adversos, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e pequeno para a idade gestacional.

    Referência: Lin YC et al. Uses of antiseizure medication among pregnant women with epilepsy and risk of adverse obstetric outcomes: A group-based trajectory analysis. Epilepsia. 2024; DOI: 10.1111/epi.18064.

  • Os autores investigaram se o tipo e a etiologia da epilepsia influenciam o risco de convulsões disruptivas em pacientes em uso de medicação antiepiléptica.

    Referência: Doerrfuss JI et al. Risk of breakthrough seizures depends on type and etiology of epilepsy. Epilepsia. 2024; DOI: 10.1111/epi.18048.

  • Os autores avaliaram o risco de convulsões não provocadas em pacientes com convulsões sintomáticas agudas, associando-o à redução gradual dos anticonvulsivantes e à evolução dos padrões de EEG.

    Referência: Sivaraju A et al. Antiseizure Medication Withdrawal, Risk of Epilepsy, and Longterm EEG Trends in Acute Symptomatic Seizures or Epileptic EEG Patterns. Neurology Clinical Practice. 2024; DOI: 10.1212/CPJ.0000000000200342.

  • O evento discutiu o levetiracetam no tratamento da epilepsia, destacando sua eficácia, segurança, baixo impacto cognitivo e interações mínimas, com foco na personalização do tratamento.

  • Os autores analisaram a evolução de longo prazo do estado de mal epiléptico de diagnóstico recente, avaliando fatores de risco para mortalidade e desenvolvimento de epilepsia.

    Referência: Adiga S et al. New onset status epilepticus and its long-term outcome: A cohort study. Epilepsy Research. 2024; DOI: 10.1016/j.eplepsyres.2024.107442.

  • O sintoma inicial da doença de Alzheimer é caracterizado pela perda progressiva da memória recente. Conforme a doença evolui, outras alterações ocorrem na cognição, entre elas as defi ciências de linguagem e nas funções visuoespaciais.

  • O ácido valproico foi sintetizado há mais de um século como um derivado do ácido valérico, um componente da planta medicinal Valeriana officinalis, de odor doce, usada como fitoterápico desde os antigos gregos e romanos, teve propriedades descritas por Hipócrates e receitada por Galeno para insônia.

SEÇÕES DO PORTAL

  • Saúde mental
    Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
  • Cardio e Diabetes
    Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
  • Farmacêuticos
    Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.