Home > Cardio e Diabetes
Índice de Cardio e Diabetes
-
O uso de cigarros eletrônicos (CE) é considerado uma alternativa segura para se parar de fumar, mas estudos em modelos animais demonstraram disfunção endotelial, rigidez aórtica, ativação e agregação plaquetária, os mesmos efeitos observados com o tabagismo.
-
O papel do AAS na prevenção primária tem evoluído continuamente. Estudos clínicos randomizados, muito recentes, questionam os seus benefícios. Os autores realizaram uma meta-análise dos estudos randomizados que compararam o uso de AAS versus placebo em pacientes sem doença aterosclerótica.
-
Em análise da coorte prospectiva do Rotterdam Study, os autores investigaram o risco pelo tempo de vida (lifetime risk) de qualquer doença crônica degenerativa (DCD) associada aos fatores de risco (FR) tradicionais.
-
Os autores avaliaram os efeitos da infecção por influenza nos desfechos clínicos de pacientes hospitalizados com insuficiência cardíaca (IC). Os desfechos incluíram mortalidade hospitalar, complicações e tempo de internação, além de custo.
-
Os autores avaliaram a frequência de fatores de risco (FR) modificáveis durante a ocorrência do primeiro IAM levando em conta as diferenças entre sexo e etnias, e as tendências temporais, entre adultos jovens americanos.
-
Os autores avaliaram reduções intensivas da PA em comparação com a redução recomendada por diretrizes, em pacientes maiores de 18 anos, acometidos de AVCI agudo, com PAS ≥ 159 mmHg, tratados com alteplase.
-
O The Cooper Center Longitudinal Study é um estudo observacional, prospectivo, que investigou a associação entre atividade física de alta intensidade, presença de escore de cálcio coronário (CAC) clinicamente significativo e o subsequente risco de mortalidade.
-
O consumo de cigarros e álcool foi avaliado através de questionários aos 13, 15 e 17 anos de idade, em 1.266 participantes, sendo 425 homens e 841 mulheres, acompanhados no estudo ALSPAC.
-
Os investigadores da coorte prospectiva Women's Health Initiative, estudo conduzido em 40 centros clínicos, avaliaram a associação entre o consumo de alimentos fritos e os desfechos de mortalidade por todas as causas, mortalidade CV e devido à câncer, em mulheres americanas.
-
Foram estimados os efeitos sobre a incidência dos principais eventos CV (MACE), mortalidade por causas específicas e câncer, pela taxa relativa para cada redução de 39 mg/dL nos níveis de LDL-C. Foram comparadas as reduções de risco nos diferentes grupos de idade.
ÚLTIMOS UPDATES
VÍDEOS RECENTES

Ainda há espaço para os betabloqueadores no tratamento da IC?%>

Os novos tratamentos da insuficiência cardíaca%>

Assista à reprise da LIVE com os highlights do AHA 2020%>

Assista à reprise da LIVE sobre os direitos do paciente com Alzheimer%>

NEUCON 2019 - Sessão de debate - Controvérsias Dra. Silvia Kochen e Dr. Carlos Guerreiro%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.