Home > Saúde mental
Índice de Saúde mental
-
O aripiprazol é um medicamento que pode ser considerado parte de uma terceira geração de antipsicóticos. Foi aprovado pelo FDA, em 2002, para o tratamento da esquizofrenia. Posteriormente, novas aprovações foram concedidas, como para usos em episódios maníacos e na manutenção do TB, em 2004.
-
A saúde mental é um grande desafio para a saúde pública em todo o mundo. Aproximadamente uma em cada quatro pessoas experimenta algum tipo de problema relacionado à saúde mental pelo menos uma vez na vida. Em muitos países, os transtornos neuropsiquiátricos são responsáveis por 35% a 45% do absenteísmo no trabalho.
-
O tratamento das epilepsias visa ao controle total de crises e à melhora da qualidade de vida, com menor índice de eventos adversos possíveis dos fármacos anticrise (FACs).
-
Dados de três amostras interconectadas do SmartSleep Study incluíram 5.798 indivíduos com dados de pesquisa e registro.
Referência: Andersen TO et al. Nighttime smartphone use, sleep quality, and mental health: investigating a complex relationship. Sleep. 2023; DOI: 10.1093/sleep/zsad256.
-
Os autores avaliaram as funções olfatórias (limiar, identificação e valor hedônico) em 52 indivíduos com depressão, antes e após o uso de escitalopram por oito semanas.
Referência: Kazour F et al. Improvement of hedonic perception of odors as a marker of treatment response to escitalopram: olfactory changes through an open-label antidepressant trial. Brazilian Journal Psychiatry. 2023; DOI: 10.47626/1516-4446-2023-3107.
-
Foram avaliados 101 pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo que foram randomizados para continuar ou descontinuar a medicação de inibidor da recaptação da serotonina.
Referência: Tyler J et al. Predictors of clinical worsening during a discontinuation trial of serotonin reuptake inhibitors for obsessive compulsive disorder. Journal Anxiety Disorder. 2024; DOI: 10.1016/j.janxdis.2023.102805.
-
Desenvolvida com base nos perfis estrutural e farmacológico da gabapentina, a pregabalina é um análogo alquilado do neurotransmissor GABA. Seu desenvolvimento inicial visava ao tratamento de epilepsia, tendo sido demonstrada sua maior potência em relação à de seu precursor em modelos pré-clínicos.
-
Apesar da grande expectativa da comunidade clínica e científica em relação aos avanços no tratamento da doença de Alzheimer (DA) com drogas modificadoras da história natural da doença, até o presente os resultados são modestos e com a possibilidade de efeitos colaterais.
-
Cerca de 50% das crianças com epilepsia vão se tornar adultos com epilepsia, um transtorno que pode perdurar pela vida inteira. Isso ocorre durante a adolescência, fase importante para o desenvolvimento físico e psicológico.
-
Os autores reuniram uma coorte de base populacional, idades iguais ou superiores a 50 anos, participantes do Clinical Practice Research Datalink do Reino Unido, entre 1988 e 2017.
Referência: Dourus A et al. Clinically apparent Helicobacter pylori infection and the risk of incident Alzheimer's disease: A population-based nested case-control study. Alzheimer's Dementia. 2023; DOI: 10.1002/alz.13561.
ÚLTIMOS UPDATES
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
VÍDEOS RECENTES

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias com crianças com epilepsia e o papel da educação%>

Simpósio ABE 2024 - A conexão entre epilepsia e saúde mental%>

Simpósio ABE 2024 - Luta por melhores condições de atendimento para pessoas com epilepsia%>

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias de crianças com epilepsias raras%>

Simpósio ABE 2024 - Políticas públicas de saúde%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.