Home > Saúde mental

Torrent Pharma - Presença Global

Índice de Saúde mental

  • Os autores investigaram a associação entre status socioeconômico, atividades sociais e solidão com a depressão em adultos acima de 50 anos, utilizando dados de coortes internacionais.

    Referência: Wang Y et al. The associations of socioeconomic status, social activities, and loneliness with depressive symptoms in adults aged 50 years and older across 24 countries: findings from five prospective cohort studies. Lancet Healthy Longevity. 2024; Volume 5 Issue 9 100618.

  • O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  • A saúde mental das mulheres envolve aspectos específicos ao longo do período fértil, com aspectos biológicos, sociais e psicológicos influenciando o bem-estar mental.

  • Os autores investigaram a relação entre o uso de estatinas e o risco de demência em uma coorte de idosos no Japão, utilizando dados de um estudo populacional.

    Referência: Ge S et al. Association of Statin Use with Dementia Risk Among Older Adults in Japan: A Nested Case-Control Study Using the LIFE Study. Journal Alzheimers Disease. 2024; DOI: 10.3233/JAD-240113.

  • Os autores investigaram a relação entre solidão e o risco de múltiplas doenças, combinando dados comportamentais e genéticos do UK Biobank.

    Referência: Liang YY et al. Observational and genetic evidence disagree on the association between loneliness and risk of multiple diseases. Nature Human Behaviour. 2024; DOI: 10.1038/s41562-024-01970-0.

  • Os autores avaliaram a eficácia do uso prolongado de relaxantes musculares no manejo da dor crônica, em uma revisão sistemática com dados de estudos randomizados e de coorte.

    Referência: Oldfield BJ et al. Long-Term Use of Muscle Relaxant Medications for Chronic Pain: A Systematic Review. JAMA Network Open. 2024; DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.34835.

  • No terceiro e quarto dias de ECNP, foi abordada a eficácia dos inibidores seletivos de serotonina no tratamento da depressão e transtorno disfórico pré-menstrual, explorando os desafios no manejo de transtornos psiquiátricos e emocionais.

  • Neste artigo, os autores investigaram a associação entre os sintomas de menopausa e o declínio cognitivo em mulheres latino-americanas, destacando o impacto de fatores hormonais, sociodemográficos e de estilo de vida.

    Referência: Calle A et al. Severe menopausal symptoms linked to cognitive impairment: an exploratory study. Menopause. 2024; DOI: 10.1097/GME.0000000000002422.

  • Os autores investigaram o risco de demência associado ao uso de inibidores de SGLT-2 em comparação com inibidores da DPP-4, em uma coorte de adultos diabéticos, analisando desfechos como Alzheimer e demência vascular.

    Referência: Shin A et al. Risk of dementia after initiation of sodium-glucose cotransporter-2 inhibitors versus dipeptidyl peptidase-4 inhibitors in adults aged 40-69 years with type 2 diabetes: population-based cohort study. BMJ. 2024; DOI: 10.1136/bmj-2024-079475.

  • Neste segundo dia de evento, foi abordada a depressão resistente, o transtorno por uso de álcool e as intervenções perinatais, com foco em neurobiologia, novas terapias e uma nomenclatura psiquiátrica mais precisa.

SEÇÕES DO PORTAL

  • Saúde mental
    Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
  • Cardio e Diabetes
    Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
  • Farmacêuticos
    Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.