Home > Cardio e Diabetes > Prevenção
Índice de Prevenção
-
este estudo avaliou a incidência de desfechos clínicos adversos de longo prazo e o quanto as características da síndrome se associam com o prognóstico. Foram selecionados 54 estudos, de seguimento superior a 6 meses, que incluíram 4.679 pacientes (4.077 mulheres e 602 homens).
-
A associação entre o consumo de sal dietético e hipertensão arterial está bem documentada. O consumo diário máximo de 5 gramas de sal, o que corresponde a 2 gramas de sódio, é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
-
Os autores investigaram o impacto - na prevalência de hipertensão arterial (HAS) e dos eventos CV associados - de se adotar os novos valores de corte para HAS estágio 1 (PAS 130-139 mmHg ou PAD 80-89 mmHg) em comparação aos níveis de corte da HAS estágio 2 vigente (PA ≥ 140/90 mmHg).
-
Em comunicado, recentemente divulgado, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alertou sobre o aumento do risco de câncer de pele não-melanoma decorrente do uso cumulativo de hidroclorotiazida (HCT).
-
As contrações ventriculares prematuras (CVPs) são consideradas preditores de insuficiência cardíaca e morte. Dados que relacionem fatores de risco modificáveis e CVPs são escassos.
-
Se reconhece que a prevalência de endocardite infecciosa associada ao uso de fármacos (EI-AUF) tem aumentado em função do elevado consumo de opióides. O tema segue controverso.
-
Os autores descreveram a prevalência e os fatores associados ao uso de doses inapropriadas dos anticoagulantes orais diretos (DOAC) na prática clínica, avaliando um registro nacional de pacientes.
-
As bebidas energéticas, produtos considerados como suplementos, contém 3 ingredientes principais - cafeína, açúcar e um misto de aminoácidos, como taurina, e precursores de glicose, todos em doses altas, combinados para garantir as tais propriedades energéticas.
-
Aproximadamente 80% dos adultos e adolescentes americanos são insuficientemente ativos. Tomando em conta a premissa de que a atividade física promove o desenvolvimento e o crescimento, faz as pessoas sentirem-se melhor
-
A eficácia da terapia com estatinas em pacientes de alto risco está bem estabelecida. Não existe, entretanto, evidencias de seus benefícios em idosos japoneses (acima de 75 anos de idade), que apresentem LDL-C elevado, sem apresentarem história prévia de DAC.
ÚLTIMOS UPDATES
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
VÍDEOS RECENTES
ESC 2024 - Guidelines de hipertensão e manejo de pacientes com FA%>
A evolução do entendimento e tratamento do TDAH no Brasil%>
ECNP 2024 - Highlights do terceiro e quarto dias de evento%>
ECNP 2024 - Highlights do segundo dia de evento%>
ECNP 2024 - Highlights do primeiro dia de evento%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.