Home > Cardio e Diabetes
Índice de Cardio e Diabetes
-
O estudo avaliou a segurança e a tolerabilidade do tratamento com estatinas na coorte de pacientes idosos do registro americano PALM (Patient and Provider Assessment of Lipid Management), envolvendo 7.736 pacientes com doença aterosclerótica CV ou classificados como de alto risco CV.
-
este estudo comparou o efeito da dose utilizada de betabloqueador (BB) e a frequência cardíaca (FC) na mortalidade de pacientes com IC com fração de ejeção reduzida (ICFEr).
-
As evidências são conflitantes quanto à eficácia dos "novos" anticoagulantes orais diretos (DOAC) e do antagonista de vitamina K (VKA) na prevenção do infarto do miocárdio.
-
Os autores examinaram as associações entre os níveis de PA sistólica (PAS) e diastólica (PAD) aos 50, 60 e 70 anos de idade com a incidência de demência, e o quanto a doença CV pode mediar essa associação ao longo dos anos de seguimento.
-
No estudo duplo-cego, placebo-controlado LEADER, o análogo de GLP-1 liraglutida reduziu os principais desfechos CV e a mortalidade em pacientes diabéticos tipo 2 de alto risco CV, quando adicionado ao tratamento convencional, num seguimento de 3,5 a 5 anos.
-
O estudo CANVAS mostrou efeitos positivos do tratamento com canagliflozina no controle glicêmico e na ocorrência de eventos CV em pacientes diabéticos tipo 2 com doença CV estabelecida.
-
Os resultados do ODYSSEY Outcomes, apresentados no ACC-2018, haviam demonstrado que entre pacientes acometidos por síndrome coronária aguda recente, a administração de uma injeção subcutânea do inibidor da PCSK9 alirocumabe.
-
O estudo STENO-2, iniciado em 1993, investigou o quanto um regime de tratamento intensivo multifatorial - incluindo a correção de estilo de vida e medicamentos.
-
Os autores avaliaram o impacto da hiperpotassemia (primeira dosagem de K > 5,0 mmol/L) em pacientes portadores de ICC atendidos em nível ambulatorial ou hospitalar, entre 2000 e 2012, pertencentes ao Registro Dinamarquês. Foram comparados os pacientes com ICC com e sem hiperpotassemia.
-
Os autores investigaram a associação entre o estresse ocupacional e o risco de fibrilação atrial (FA) em estudo de coorte prospectiva e, ainda realizaram uma meta-análise de 3 estudos que avaliaram esse efeito.
ÚLTIMOS UPDATES
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
CARDIOMETABOLISMO
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
-
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
VÍDEOS RECENTES

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias com crianças com epilepsia e o papel da educação%>

Simpósio ABE 2024 - A conexão entre epilepsia e saúde mental%>

Simpósio ABE 2024 - Luta por melhores condições de atendimento para pessoas com epilepsia%>

Simpósio ABE 2024 - Desafios das famílias de crianças com epilepsias raras%>

Simpósio ABE 2024 - Políticas públicas de saúde%>
SEÇÕES DO PORTAL
-
Saúde mental
Temas relevantes que abordam questões clínicas, científicas e de prática diária do interesse de neurologistas, psiquiatras e demais profissionais com foco em sistema nervoso central.
-
Cardio e Diabetes
Uma seção inteiramente dedicada ao profissional que atua no tratamento e abordagem de pacientes com afecções cardiometabólicas. Videoaulas, estudos recentes, artigos comentados, metodologia diagnóstica e condutas terapêuticas.
-
Farmacêuticos
Nesta seção os temas são voltados aos profissionais de farmácia e pdv. Atendimento na farmácia, cursos sobre atenção e cuidados com o paciente, normas e condutas voltadas ao farmacêutico e balconista.